SAVILLS ANUNCIA OS RESULTADOS PRELIMINARES DE 2017

21 Março 2018


A consultora imobiliária internacional Savills Plc. acaba de anunciar os resultados preliminares para o ano fiscal concluído a 31 de dezembro de 2017. Durante o ano anterior a consultora conheceu um crescimento contínuo em toda a sua rede global, destacando os seguintes resultados financeiros:
– As receitas do grupo aumentaram 11% para 1,6 mil milhões de Libras (1,55 mil milhões Libras em moeda constante*; 2016: €1,45 mil milhões de Libras)
– O lucro subjacente** aumentou 3,5% para 140,5 milhões de Libras (136,6 milhões de Libras em moeda constante; 2016: 135,8 milhões de Libras)
– O lucro estatutário antes de impostos aumentou 13% para 112,4 milhões de Libras (109,6 milhões de Libras em moeda constante; 2016: 99,8 milhões de Libras)
– O lucro líquido subjacente por ação (‘EPS’) aumentou 5% para 75,8 pence (2016: 72,5 pence)
– O lucro líquido estatutário por ação aumentou 20% para 58,8 pence (2016: 48,8 pence)
– Os dividendos finais e complementares totalizam 25,55 pence por ação (2016: 24,6 pence) tendo os dividendos totais para o exercício aumentado 4% para 30,2 pence por ação (2016: 29,0 pence)

Principais destaques operacionais
O fortalecimento dos principais mercados comerciais, a diversidade geográfica e a solidez dos negócios residenciais da consultora, em conjunto, resultaram numa melhoria do desempenho da Savills em 2017. A assessoria em transações aumentou 13%, sendo que regiões como o Reino Unido e Ásia-Pacífico, incluindo Hong-Kong, China, Austrália e Japão apresentaram um forte desempenho.

Por outro lado, verificou-se ainda um aumento das receitas na Europa Continental, sendo os lucros afetados pelos custos de implementação na República Checa e de recrutamento neste país e na Holanda.
As receitas da Savills Studley aumentaram 6%, mas a rentabilidade foi afetada pelo investimento numa nova equipa de mercados de capitais, em Nova Iorque. O crescimento adicional dos serviços menos transacionais apresentou um aumento de 14% nas receitas com consultoria e de 9% na gestão de propriedades.

A Savills Investment Management observou um desempenho além das expetativas. Os ativos sob gestão ("AUM") aumentaram 5% para 14,6 mil milhões de Libras.

“A Savills apresentou, mais uma vez, um desempenho muito positivo em 2017. A receita e os lucros cresceram em cada um dos nossos negócios globais (consultadoria em transações, consultoria e gestão de propriedade), apesar das difíceis condições em diversos mercados. A força do nosso negócio nos principais mercados de transações em todo o mundo, incluindo um desempenho altamente resiliente no nosso negócio residencial no Reino Unido, foram essenciais para este resultado”, refere Jeremy Helsby, CEO do Grupo. “Durante todo o ano, mantivemos o nosso foco na prestação de um serviço excecional aos nossos clientes, continuando a construir a nossa rede global através de aquisições complementares, bem como a contratação de novas equipas”, acrescenta o responsável.

“Criámos uma excelente base para iniciar 2018, com um pipeline de negócios efetuados ao longo do ano passado em muitos mercados, embora esta situação seja contrária ao cenário de maior incerteza do mercado, aos riscos geopolíticos e ao aumento das taxas de juro que marcaram o ano anterior. Prevemos um atenuar dos fortes volumes de transações dos últimos tempos em alguns mercados. No entanto, neste início de ano, as nossas expetativas para 2018 permanecem inalteradas”, conclui Jeremy Helsby.

Paulo Silva, Head of Country da Savills Aguirre Newman Portugal, sublinha que ”o crescimento dos níveis de atividade e consequentemente dos resultados da Savills são o resultado de uma excelente gestão no contexto de crescimento dos mercados, que não tem abdicado de alargar a sua presença em geografias onde não se encontrava representada visando a prestação de um serviço de excelência aos seus clientes ”.

 
 

Key Contacts

Paulo Silva

Paulo Silva

Head of Country

Savills Lisbon

+351 213139000

 

Patrícia de Melo e Liz

Patrícia de Melo e Liz

CEO

Savills Lisbon

+351 213139000